Contribuidores

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Quaresma

O que é a Quaresma, tempo em que estamos prestes a entrar? A definição mais aceite é: tempo litúrgico de conversão, que a Igreja marca para nos preparar para a grande festa da Páscoa. É uma altura para nos arrependermos de todos nossos pecados, e de nos mudarmos para que nos possamos aproximar de Cristo.
A Quaresma dura 40 dias. A contagem começa na Quarta-feira de Cinzas (logo depois do Carnaval), e acaba na Páscoa (Domingo de Ramos).
A cor típica desta época é o roxo, cujo significado é penitência ou luto.
Neste tempo, Cristo convida-nos a mudar a vida. A Quaresma é vista como um caminho que vai dar a Jesus, através de orações e ao ajudar o próximo. É um tempo em que todas as atitudes cristãs ganham um maior significado, e onde o pecado é-nos perdoado.
Por isso, a Quaresma é o tempo do perdão e da reconciliação fraterna. Todos os dias, durante a vida, devemos retirar dos nossos corações o ódio, o rancor e a inveja.

40 dias

Porque dura a Quaresma 40 dias? Porque este é um dos números sagrados da Bíblia (como 3 ou 7). Outras vezes em que este número é usado: os dias em que Jesus esteve no deserto, o número de anos que Moisés guiou o povo judeu pelo deserto e o número de dias do dilúvio.

A Quaresma foi criada no século IV d.C., como tempo de penitência e renovação da Igreja. Naquela altura, era comum uma prática de jejum, e também de abstinência. Ao longo dos anos, a Quaresma foi religiosamente conservada no calendário, mas perdeu várias das suas tradições, mas o espírito de penitência mantém-se.