Contribuidores

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Sabia que...




A Teoria Final de Física é a essência de Deus?

Pois é. A teoria que os físicos procuram, que explique todos os fenómenos da Natureza, é vista pela maior parte como aquilo que definimos por Deus. Aliás, Stephen Hawking até disse: “Quando descobrirmos a Teoria de Tudo, poderemos ler a mente de Deus”.
Mas vamos aprofundar um pouco mais esta ideia: a Teoria de Tudo, Teoria Final, ou Teoria M (de mistério, ou mística), é a teoria que poderá explicar todos os fenómenos (reacções, gravidade, expansão do Universo, etc.) e todas as constantes (velocidade da luz, massa do protão, neutrão e electrão, forças fundamentais, etc.).
Esta teoria é procurada desde a criação da Física Moderna (meados do século XX), e pode demorar várias décadas a ser construída, se isso alguma vez acontecer. Cientistas reconhecidos, como Einstein, Stephen Hawking e Carl Sagan, incentivaram todos os outros a procurar esta teoria, como uma espécie de “objectivo final” da Física e Química.
No entanto, muitos consideram esta teoria utópica, por várias razões:
• Impõe um objectivo supremo. Se este for alcançado, tudo o resto perde interesse;
• A ciência não deve impor um fim a si mesma, pois vai contra a sua própria definição;
• Esta teoria não será alcançada, pois nunca teremos conhecimento total do Universo.

Mas, apesar de todas essas razões, a Teoria M continua a ser a grande motivação dos físicos de hoje em dia, pois é o símbolo da perfeição (compreensão absoluta).
Para finalizar, realço uma vez mais a frase de Stephen Hawking: se conseguirmos uma compreensão perfeita de tudo o que se passa no Universo, estaremos a olhar para aquilo que as pessoas defendem como Deus. Talvez não aquilo que estivessem à espera (Identidade Divina), mas algo que controla todos os aspectos da nossa vida e do Universo (sobrenatural).