Contribuidores

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Sabia que...

Existe uma teoria que complementa religião e ciência?

Há alguns anos atrás, surgiu uma teoria que permitiu que a religião respondesse às perguntas sem resposta por parte da Ciência. O seu nome é Teoria das Lacunas.
Esta teoria não une as duas vertentes, apenas as usa em conjunto. Como? Pondo Deus como o limite da Ciência. Que quer isto dizer? Pode ser interpretado de duas formas:
• Tudo o que não é explicado pela Ciência, é um fenómeno sobrenatural;
• Quando a Ciência chegar ao seu pico, compreenderemos a mente de Deus (frase de Stephen Hawking, que já referi anteriormente).

Eu falarei apenas do primeiro ponto, pois já expliquei, a um certo nível, o segundo. O que esta teoria defende é que podemos explicar os fenómenos do Universo até um certo ponto, determinado pelo nosso conhecimento científico. Tudo o que não puder ser explicado pela ciência, deve-se a uma acção de Deus, ou seja, Deus preenche as lacunas deixadas pela Ciência. É uma forma simples de tirar pressão dos cientistas acerca de temas que não dominam bem.
Mas esta teoria é muito flexível. Cada vez que há um avanço científico, há um ou mais fenómenos que deixam de ser explicados por Deus, e passam a ser explicados pela Ciência. E, por isso, existem duas ramificações principais dos defensores desta teoria:
• Os que acreditam que vai chegar uma altura em que as lacunas irão desaparecer, e Deus deixará de ser necessário;
• Os que acreditam que, por muitos avanços científicos que existam, haverá sempre lacunas por preencher, e Deus jamais deixará de fazer sentido.

Esta teoria é uma prova clara de como é fácil combinar duas áreas aparentemente conflituosas, com benefícios para ambos os lados: a Ciência ganha espaço de manobra, enquanto a Igreja limpa o seu nome. É assim tão difícil sarar as feridas do passado e construir um futuro mais seguro?