Contribuidores

quinta-feira, 1 de março de 2012

Sabia que...



Isaac Newton reconheceu no seu trabalho as acções de Deus, e era activamente religioso?

Este brilhante cientista, que ironicamente nasceu no dia 25 de Dezembro (coincidência?), conseguiu dar um enorme impulso à ciência, através de muitas descobertas importantes, como a gravidade, a derivação de equações, e o espectro electromagnético. Mas o que nem todos sabem é que Newton associou todas as suas descobertas a acções de Deus. Isto mostra como qualquer cientista que dedique a sua vida a áreas como a Física ou a Matemática, acaba inevitavelmente por associar a beleza de todas estas áreas a uma entidade divina, por não se poder tratar de uma coincidência.
Newton era um homem muito religioso, e também tinha um conhecimento profundo da religião. Um dos seus mentores, Barnabas Smith, era clérigo, e forneceu-lhe uma biblioteca inteira de livros que abordassem temas teológicos. Newton chegou mesmo a pensar ser padre, mas acabou por ser influenciado pelos outros e tornou-se mesmo cientista.
Encontramos aqui, por isso, mais um elo de ligação entre a ciência e a religião, sendo que, neste caso, também estes temas podem ser relacionados com a Filosofia: Newton era um filósofo por natureza, e trocava correspondências com John Locke, conhecido filósofo. Torna-se, por isso, cada vez mais difícil desassociar estas duas frentes.