Contribuidores

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Sabia que...

A teoria do Big Bang foi criada por um padre. É verdade! Georges Lemaître, criador da teoria mais aceite para explicar a origem do Universo, era na verdade padre católico.
Este é um dos muitos factos que, ao longo da história, têm ligado a religião e a ciência. Este padre belga, grande amigo de Einstein (também ele religioso), nunca escondeu a sua paixão pela astronomia e pelas questões profundas sobre a origem e razão do Universo.
Lemaître foi um dos pioneiros da ideia de o Universo não ser estático, o que também demonstra que ele teve coragem de colocar em risco a sua reputação em prol da ciência. A ideia de que o Universo não se alterava era aceite por toda a gente, e qualquer teoria que dissesse o contrário era repudiada. No entanto, com a ajuda de outros astrónomos, Lemaître conseguiu provar que o Universo tinha sido, anteriormente, muito pequeno (desenvolvido por George Gamow, escocês, e comprovado por fórmulas de Hubble e satélite homólogo, americanos).
Esta curiosidade contrasta com a ideia formada de que a Igreja é contra o progresso da Ciência, o que tem danificado gravemente a imagem da Igreja. Ao longo das próximas semanas, tratarei de encontrar mais factos que relacionem estas duas áreas.