Contribuidores

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Bosão de Higgs - A partícula de Deus




Certamente ouviram há pouco tempo nas notícias cientistas do CERN (Suiça) a dizer que pensavam ter encontrado "a partícula de Deus", com o nome formal de "Bosão de Higgs". Mas o que é esta partícula, e porque tem ela direito a tal alcunha?
Como sabem, a teoria aceite hoje em dia em relação à criação do Universo é a "Teoria do Big Bang". Mas esta teoria tem uma grande falha: sabe explicar quando e como, mas não porquê. Aliás, nenhuma teoria consegue explicar porque é o Universo como o conhecemos.
O Bosão de Higgs foi sugerido na segunda metade do século XX pelo físico Peter Higgs (daí o nome), para explicar o porquê de as partículas terem massa, a questão a que nenhuma teoria respondia. Segundo a teoria deste escocês, os bosões de Higgs criam um campo de forças, o campo de Higgs, que é responsável pelo retrocesso das partículas comuns (quarks, electrões, fotões e outros bosões), "criando" massa para estas partículas. Uma forma mais romântica de explicar isto é que o Bosão de Higgs cria matéria a partir da energia.
E é a este ponto que queria chegar: esta partícula, caso exista, transforma energia em matéria. E é precisamente esse o "poder" que os religiosos atribuem a Deus: criar matéria a partir do nada (a energia é, de certo modo, abstracta). Caso esta partícula seja descoberta, terá sido descoberta também a essência de Deus, e será dado mais um passo na ligação cada vez mais clara entre Ciência e Religião.