Contribuidores

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Vai e faz tu

Vai e faz tu, como Bom Samaritano, tendo compaixão e piedade de quem sofre, de quem está caído na valeta da vida, de quem é vítima do roubo, da injustiça, das catástrofes, de quem precisa de um olhar de bondade e de um coração que o ame.

Vai e faz tu, pois a vida cristã é um modo de agir em caridade, é o seguimento de Jesus que amou até ao fim, ao dom da própria vida, é prática concreta, existencial do mandamento do amor que é dom, serviço, bondade, compaixão pelos outros.

Vai e faz tu, semeia à tua volta gestos de amor, de carinho, de ternura, socorrendo, ajudando, cuidando, amparando, debruçando-te sobre quem está em dor, na amargura, no isolamento, na solidão, no abandono.

Vai e faz tu, enfrenta o mundo, as grandes lutas da vida, para defenderes a justiça, mesmo que sofras por causa disso, para defenderes a verdade, mesmo que os “filhos da mentira” se insurjam contra ti, para viveres na rectidão e na honestidade.

Vai e faz tu, lança-te com entusiasmo e audácia, com ousadia e determinação, a conquistar muitos para a causa do amor, da defesa da vida, do progresso humano, para que haja mais meios de cultura, mais empregos, mais pão, mais casas, mais paz.

Vai e faz tu, sem medos, sem cobardias, sem egoísmos, sem comodismos, sem pessimismo, a obra evangélica de curar, libertar oprimidos, para te sentires construtor da paz, da alegria e da felicidade dos outros.

Vai e faz tu, sem deixares que os outros te substituam, sem cruzares os braços, vivendo com total dedicação, com generosidade sem limites, com rasgos evangélicos a tua existência, mesmo que isso faça pesar a tua cruz, na esperança da ressurreição.

Vai e faz tu, porque possuído do Espírito, alimentado pelo Pão da Vida, movido pela Palavra que é luz e graça, sem perder tempo, sem buscar elogios, sem mendigar condecorações, mas só com o desejo de ser servo humilde.

Vai e faz tu, e serás feliz, Deus encherá de paz e consolação o teu coração, o Espírito te dará um gozo interior muito particular, e conseguirás ser testemunho vivo e actuante de Deus Amor no mundo, aumentando assim a tua felicidade.

Vai e faz tu, percorre os bairros de lata, amando com o coração cada pessoa, cada caso difícil, descobrindo em todos e cada um a pessoa de Jesus, não condenando nem criticando, mas sendo bálsamo e perdão.

Vai e faz tu, não deixes para os outros fazerem, não deixes perder ocasiões de seres bom samaritano, com olhar de misericórdia, com coração de piedade, com mãos de artífice, do bem e do amor, encantado pela vida dos outros, a quem amas e serves.

Vai e faz tu, sem pensares muito na tua conta bancária, no tempo que gastas, no cansaço que terás, nos trabalhos em que serás metido, mas sim, com certeza alegre de cumprir o essencial do Evangelho, de ser Homem guiado pelo amor.

Vai e faz tu